O Essencial na Arquitetura

O Essencial na Arquitetura

Essencial é o indispensável, o necessário, é algo muito importante que não pode faltar. Na arquitetura Essencial é a linguagem de elementos arquitetônicos puros? Que ela cumpra sua função como obra construída? Arquitetura simples, sem adornos?

A meu ver o significado de essencial tem um sentido um pouco mais amplo… Penso que a arquitetura deve cumprir seu papel de espaço construído, de ser edificada, de ter elementos que mostrem seu papel estruturador do espaço e mais que isso, que a arquitetura deve ser o instrumento indutor de relacionamento humano. Uma cidade e seus ambientes devem funcionar e cumprir seu papel e principalmente agradar aos olhos de quem experimenta as sensações de cada espaço.

Buscamos diversas experiências e sensações ao longo de nossas vidas, sejam elas no trabalho, nas relações com amigos e com a família, e os espaços têm papel fundamental em nossas vidas. Em minhas experiências profissionais pude acumular várias histórias de construção do espaço, e em todas elas o ponto em comum é que todos convergiam para a qualidade do espaço. Qualidade do espaço para produção de qualidade de vida, com o objetivo de gerar felicidade. Afinal estamos aqui neste mundo para quê? Nas cidades atuais as últimas experiências de construção nos mostram infinitas possibilidades de sentir e fruir o espaço.

Reutilização de antigas propriedades (lofts urbanos) foi um exemplo que indiquei em texto anterior e hoje cito o projeto do novo prédio da Google de Londres, Reino Unido, que visa uma utilização um pouco diferente.

Foram divulgadas as imagens neste mês do edifício que a empresa pretende construir e me trouxe uma agradável surpresa, os espaços de múltiplo uso com um jardim na cobertura. O projeto conta com a parceria do inglês Thomas Heatherwick e do dinamarquês Bjarke Ingels, ícones da arquitetura mundial, que pensaram no projeto como espaço para o bem-estar!

Afinal o que é arquitetura na medida ideal para sermos felizes? Para mim hoje a palavra de ordem é a busca pelo nosso essencial no relacionamento com o mundo em nossa volta.

Share This

Leave a Comment