Escolhendo a Mesa de Jantar

Escolhendo a Mesa de Jantar

Vamos dar uma repaginada na sala de jantar? 

O primeiro passo é escolher a mesa. Além de ser a estrela do ambiente, é a partir dela que vamos definir todo o projeto.

Hoje não existe uma regra para disposição da sala de jantar, porém nos apartamentos e casas com espaços mais reduzidos, a melhor dica é não perder tempo tentando achar soluções mágicas e se adequar às regras básicas para compor o ambiente.

 

Um erro muito comum é o tamanho da mesa, geralmente maiores do que poderiam ser, criando ambientes nada aconchegantes e de difícil circulação. Então, antes de qualquer coisa, é preciso ter as medidas em mãos.

 

O que determina o tamanho e formato da mesa de jantar é o tamanho e formato da sala da jantar. 

A mesa deve ter uma distância mínima de 60 cm das paredes ou pelo menos 1,20 das paredes onde haja outro móvel – um aparador, um buffet ou um armário.

Essas distâncias garantem espaço de circulação, movimentação de cadeiras e para a utilização dos outros móveis.

O número de cadeiras também obedece algumas regras, e o espaço de 10 cm de espaço mínimo entre as cadeiras é a principal delas. Se optar por cadeiras com braços, é bom lembrar que elas são geralmente 10 cm mais largas.

Famílias grandes ou que costumam receber muitos convidados, devem optar por mesas retangulares. Elas também se adaptam melhor em ambientes mais estreitos.

As mesas quadradas ou redondas acomodam até 8 pessoas. No caso das mesas redondas é importantíssimo prestar atenção ao tamanho da base. O espaço mínimo sob a mesa para os usuários é de 45 cm.

Em espaços muito pequenos uma alternativa é sacrificar um dos lados da mesa e encostá-la em uma das paredes. 

Pode-se ganhar um pouco mais de espaço trocando as cadeiras de um lado da mesa por um banco, colocando-o bem próximo à parede.

E quando a sala de jantar e a sala de estar ocupam o mesmo espaço? 

Seguir o mesmo estilo de decoração e a mesma cartela de cores é o mais indicado. Os ambientes se distinguem pela função, portanto não é indicado decorá-los de modo diferente um do outro.

E quando não há espaço para uma sala de jantar? 

Transformar a cozinha em um ambiente agradável para receber convidados é uma boa alternativa. 

Uma solução bem contemporânea, que inclui uma reforma, é abrir a cozinha para a sala de estar e criar um balcão ou ilha que faça as vezes de mesa.

Os ambientes abertos e integrados estão super em alta. Tire partido desta tendência mas não esqueça de investir em bom equipamento para evitar que a gordura, cheiros e fumaça se espalhem pela sala.

Entre em contato com Studio.Carbone para projetar a sua sala de jantar.

Todas as fotos acima são de projetos desenvolvidos por nós.

E aqui vão duas tabelinhas para você copiar e salvar, para usar no momento em que for escolher sua nova mesa de jantar.

Share This

Previous post

Leave a Comment