De Onde Vem As Tendências

De Onde Vem As Tendências

As tendências, tanto na moda como na decoração, surgem no comportamento cotidiano das pessoas e refletem o que está acontecendo no mundo.
Quem pesquisa tendências tem a função de ler e interpretar os sinais de mudança na sociedade e, com base neles, antecipar o que as pessoas vão desejar no futuro.
Entre as tendências na decoração para os próximos anos, apresentadas no iSaloni 2017 por algumas das marcas mais infulentes do mundo, estavam:
– O Artesanal como novo luxo.
– Madeiras rústicas e claras do design escandinavo.
– Serralheria (aliada ou não à marcenaria em peças com formas leves e elementos vazados)
– Retrô contemporâneo (releitura atual de clássicos dos anos 50).
– Design + Arte


Em 2015, dois posts que fiz aqui no blog já apontavam para essas tendências: Um sobre o designer Lucas Neves  e outro sobre a volta dos aramados na decoração.


Lucas trabalha de forma artesanal peças em madeira e serralheria, tendo a sustentabilidade e a arte como marcas registradas da sua grife Arbol Design. A serralheria e o artesanal também são as características que destaco no post sobre aramados, mostrando peças da Vibia  e Sancal, entre outras.


O aramado se firmou como tendência nestes últimos dois anos e deve permanece por um bom tempo pois outras grandes marcas aderiram á esse estilo que traz um mobiliário mais leve e atemporal, que combina em vários ambientes.
Já as peças artesanais e únicas de Lucas Neves apontam para um novo perfil de consumo que valoriza o design não só pelo conforto mas também como arte e por todo o seu processo de produção, incluindo as questões ambientais. E isso não é tendência, é uma nova consciência à qual o mercado vem sendo obrigado a se ajustar.

 

Fotos:

Salvador Cordaro para Giz Brasil, Vibia, Knoll e Boca do Lobo

Share This

Leave a Comment