Cortinas, Dicas Importantes Para Não Errar Na Escolha

Cortinas, Dicas Importantes Para Não Errar Na Escolha
As cortinas não têm só a função de controlar a luminosidade e garantir o conforto e a privacidade a um ambiente. Elas são uma parte super importante da decoração, conferindo unidade ao projeto de interior e de exterior também, quando podem interferir na arquitetura.
O uso de cortinas remonta aos povos mais primitivos que usavam pele de animais e grandes folhas para proteger a entrada de suas habitações contra o vento, a chuva e até mesmo insetos.
No período medieval as janelas e as paredes dos frios castelos feitos de pedras, eram ornadas com grossas tapeçarias principalmente com a função de aquecer os ambientes.
Com a evolução dos sistemas de construção, vedação e aquecimento, as cortinas foram ganhando aspectos mais decorativos e permitindo-se a experimentar outros tecidos como o veludo, o linho e a seda.
Mais recentemente, já no século 20, surgiram as persianas e as cortinas painéis, utilizando materiais sintéticos e tecnológicos que podem ser usados sozinhos ou harmonizados com cortinas de tecidos nobres, dependendo da finalidade e da proposta do ambiente.
Embora cortinas com cores fortes, estampas e padronagens diversas surjam como tendência na decoração de tempos em tempos, principalmente pela influência dos países europeus, eu prefiro em meus projetos os tons mais neutros e tecidos não muito pesados, com uma trama não muito fechada

É importante lembrar que estamos em um país tropical e a ventilação é importante inclusive para evitar o surgimento de fungos e bactérias nocivas à saúde. E a limpeza e manutenção das cortinas, assim como os tapetes, exigem uma atenção redobrada, com aspiração do pó a cada 10 dias e um passeio até a lavanderia a cada 3 ou 4 meses.

Sendo assim, tão importante quanto escolher o tipo de cortina é saber escolher o tipo de tecido. Ele precisa ser resistente à manutenção e preservar o aspecto de novo e limpo por mais tempo.

Assim como o mobiliário, as cortinas podem ser um investimento alto e não são substituídas a cada estação, conforme a moda. A escolha certa implica em um retorno mais satisfatório a longo prazo.

 

 

Share This

Leave a Comment