As Tendências e Lançamentos da Expo Revestir 2016

As Tendências e Lançamentos da Expo Revestir 2016
Eu e Maira, com Gabrie e Eduardo, respectivamente proprietário e diretor da Castelatto
Considerada a fashion week da arquitetura, a feira Expo Revestir realizou sua 14ª edição na semana passada, em São Paulo, como sempre trazendo os principais lançamentos e tendências do segmento e reunindo fornecedores e profissionais de todo o país.
Fui conferir de perto todas as novidades e assistir uma palestra exclusiva da Castelatto, um dos meus grandes parceiros, sobre o grande lançamento da marca: O Piso Denox, de concreto fotocatalítico (detalhes no próximo post).

 

Natureza
Essas são sem dúvidas as grandes tendências dos próximos anos, como já sinalizavam as marcas nas últimas coleções.

 

A grife Nina Martinelli que apresentou a coleção Indigena, para ambientes internos e externos, em cerâmica cor de terra e com 15 desenhos diferentes inspirados na pintura corporal dos índios brasileiros.
O tema também inspirou a Oca Brasil, que trouxe a coleção Tribal, assinada pela designer Renata Rubim.
Outra grande parceira em meus projetos, a Cerâmica Portobello chamou a atenção o revestimento Geppetto, feito com lascas de madeira natural.
Mas a grande sensação do evento, tanto pelas qualidades quanto pelo apelo emocional, a linha Bricks Natura da Lepri usa rejeitos de mineração e a lama da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A marca utilizará essa tecnica de produção em novos revestimentos com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.

 

 

Geométrico
Outra tendência forte são os geométricos, como o moderníssimo revestimento da linha Theo, apresentada pela Castelatto, com relevos irregulares em 3D.
A Solarium lançou o belíssimo cobogó Votu, assinado por Arthur Casas e com inspiração na força dos ventos.
No mega stand da Deca, as estrelas foram cuba facetada e a torneira em metal com design de Jader Almeida para o Projeto Bambu Lab.

 

 

Metais
Os revestimentos que reproduzem metais sob o efeito do tempo confirmam a tendência lançada no ano passado. A Biancogres trouxe o porcelanato Oxy, no estilo industrial e contemporâneo.

 

 

Artesanal
Os produtos artesanais são a grande tendência internacional, como veremos este ano no Salão do Móvel de Milão. A antenada Manufatti, famosa por seus cobogós cheios de personalidade, apresentou na Expo Revestir a coleção Geometria, toda em alto relevo e produzida artesanalmente.

 

 

O que mais me impressiona em feiras como a Expo Revestir é o crescente profissionalismo e a qualidade do design e produtos nacionais, que já ultrapassam fronteiras e fazem sucesso também no mercado internacional.

Um motivo de orgulho para nós profissionais de arquitetura e também para todos os brasileiros.

Share This

Leave a Comment