Agritetura, A Palavra Do Milênio

Agritetura, A Palavra Do Milênio
Você já ouviu falar em “agritetura”? Essa palavra super nova no vocabulário de todas as línguas é a união da agricultura e da arquitetura em busca de soluções para uma eminente crise de alimentos no mundo em um futuro muito próximo.
Hoje, 30% da superfície dos 5 continentes é ocupada por pastagens e criação de animais para abate. Além do desmatamento e extinção de diversas espécies da fauna e da flora, os efeitos disso vão do desequilíbrio no ecossistema ao buraco na camada de ozônio provocado pela emissão de gazes do organismo desses animais. E o que é pior, a carne produzida não é suficiente para abastecer as necessidades do mercado hoje. Imagine daqui a 15 anos quando a população do planeta deve atingir os 11 bilhões de pessoas.
A retomada da agricultura é, segundo especialistas, a melhor alternativa para evitar a fome no mundo. Frutas, verduras, legumes e grãos tem crescimento e produção muito mais rápida e podem ser cultivados dentro das comunidades que irão consumi-los, uma outra tendência mundial que é a chamada comida “0 km”.
A agritetura tem sua origem nos telhados verdes. Cobertura de prédios e telhados de casa usados para cultivo de diversas plantas, gerando não só mais áreas verdes nos grandes centros mas também uma série de outros benefícios, entre eles a redução do consumo de energia e a manutenção de várias espécies de pássaros.
As mais modernas tecnologias em construção e agricultura deram origem à experiências em diversas cidades do mundo com “fazendas verticais”, privilegiando sobretudo a hidroponia e alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos).  
As Fazendas Verticais ou Farm-X já podem ser encontradas em diversas cidades do mundo, de Tóquio a Zurique e Las Vegas. E muitas empresas de alta tecnologia vem se envolvendo nesse novo modelo de negócio que deve se tornar uma das principais fontes de produção de alimentos nas próximas 2 décadas e também um grande investimento para empreendedores visionários.
Na internet você pode encontrar também projetos compartilhados para que você mesmo possa montar sua própria fazenda vertical no seu bairro ou condomínio, ou ainda para criar uma micro fazenda em seu quintal, com as mais recentes tecnologias e baseadas em pesquisas dos maiores especialistas do mundo em produção de alimentos e formas de construção.

Para saber mais sobre a Agritetura, siga o site agritecture.com ou a página Agritecture no Facebook.

Share This

Leave a Comment